Sabe aquele momento crítico em que você percebe que não está tendo resultados, que parou de emagrecer e parece que está empacado? Eu recebo muitas mensagens de pessoas falando que estão fazendo tudo certo mas não estão conseguindo emagrecer. E isto gera ansiedade, que faz com que aumente a vontade de comer. Algumas pessoas voltam a engordar quando percebem que pararam de emagrecer.

Nosso corpo é muito inteligente, com um grande poder de adaptação. Antes de começar a dieta, você provavelmente estava fazendo ingestão de uma grande quantidade de calorias, e quando você começa a fazer a sua dieta, este consumo calórico diminui. No começo é sempre mais fácil perder peso, só que quando o tempo vai passando o seu corpo vai se acostumando, tanto com o que você come quanto com as calorias que você gasta.

Eu já emagreci 32 quilos sem remédio, sem cirurgia, sem nada. Nesta trajetória eu tive meus momentos de estagnação, eu não conseguia perder peso e não entendia o porquê pois eu achava que estava fazendo tudo certo, e de fato estava.

Só que meu corpo estava pedindo um estímulo maior. Quando já perdemos bastante peso, vai ficando mais difícil perder o que falta, até porque a reserva de gordura no corpo é menor. Então vai demorar mais.

No primeiro mês eu perdi quase 10 quilos mas o ritmo foi diminuindo, até que chegou o momento em que eu estagnei. Eu fazia uma dieta de 1.200 calorias e 40 minutos de caminhada diariamente quando eu percebi que já não estava funcionando mais e que eu precisava fazer outras coisas. Foi quando eu decidi voltar para a musculação. Só que depois de um tempo a balança parou de cair de novo. Naquela eu não tinha a consciência de que o músculo pesa mais que a gordura.

Eu tinha trocado a caminhada pela musculação e continuava estagnada. Então eu percebi que para continuar emagrecendo eu precisava continuar na dieta, fazer a caminhada e a musculação. Foi aí que eu voltei a emagrecer e fui perdendo toda a gordura que faltava.

É importante mudar os estímulos para continuar perdendo peso. Muda o que você está habituada a comer, muda a atividade física que você está fazendo. Se você parou de emagrecer, vai precisar mudar os esforços. Seus resultados dependem deles. Pouco esforço = pouco resultado. Inevitável, só não pode reclamar.