Você ouve as pessoas (geralmente pessoas magras) dizerem: “Apenas coma menos e se mova mais”, e você pode ver nos rostos delas que elas simplesmente não entendem.

 Ah, obrigada! Eu nunca tinha pensado nisso…

Você acha que perder peso e manter a forma é uma questão de genética, metabolismo e força de vontade para mudar os hábitos. Embora essas coisas contribuam para a perda de peso, a construção de músculos e a melhoria da saúde geral, o componente mais importante para a mudança acontece no seu cérebro.

Você precisa mudar a maneira de pensar sobre a perda de peso. A tendência é ver este processo como uma privação, uma combinação de regras sobre alimentação e sobre exercícios e que você é “ruim” ou “fracassada” se não seguir exatamente essas regras.

Os seres humanos são motivados a agir por duas coisas: dor e prazer. Fazemos o que fazemos para passar da dor ao prazer. Associamos comer com prazer porque remove a dor da fome e é algo que  está intimamente ligado a uma forte sensação de afeto e aconchego, desde que éramos recém nascidos…

O que faz com que uma pessoa mude seus hábitos? Como as pessoas de repente encontram a motivação necessária para perder peso?

Existe uma resposta: É chamado de limiar da dor. Tony Robbins descreveu cruzar o limiar da dor como o principal motivador para criar mudanças. Depois de associar tanta dor a alguma coisa, você faria tudo ao seu alcance para mudar isso e se mover para o prazer. A maioria das pessoas que decidiu perder peso cruzou o limiar de dor, que pode estar na forma de problemas de saúde.

Também é bastante comum ver pessoas optando por perder peso por causa de sua família. Não viver o tempo suficiente para ver as crianças crescerem ou não ter energia para estar presente para a família em ocasiões especiais pode ser uma boa fonte de motivação para se moldar.

A coisa mais importante a se perguntar é: 

O que você realmente quer? Pense no que realmente vai lhe dar alegria e no que lhe dá tristeza. Depois de descobrir isso, crie alavancagem em si mesmo, associando a dor a não mudar AGORA. A alavancagem é a chave para você entrar em ação. 

Mas não basta emagrecer, é preciso manter o novo peso. Nós sabemos como é fácil viver em um eterno efeito sanfona, certo? O perigo de não criar novos hábitos é que você pode facilmente voltar ao que estava acostumada a fazer.

Se você sabe que precisa perder peso, mas sente uma  mesma mistura de sentimentos como desejo, a necessidade, a sobrecarga, a resistência, a frustração por não ser capaz de fazer o que muitos outros são bastante capazes, provavelmente você precisa parar e começar mudando a sua mente.

Primeiro, saiba o que o motiva e o que em última análise lhe dá dor e prazer. Descobrir como perder peso com treinamento e nutrição adequada vai funcionar desde que você esteja comprometida a fazer alterações. Basta descobrir o que funcionará para você. Descubra o que você gosta e o que não gosta. Vá em frente e dê o primeiro passo.

O Programa EmagreSemente é baseado em 4 Pilares fundamentais: Mindset, Inteligência Emocional, Autoestima e Allimentação Consceinte. Clique aqui e Saiba + 

 

 

Participe do Desafio EmagreSemente  de 21 dias!