Hoje viemos falar sobre um comportamento imprescindível para quem deseja emagrecer: Aprender a dizer não! Já parou pra pensar na importância dessa palavrinha tão pequena e em quanto estrago ela pode fazer?  

Dizer não é imprescindível para tudo. Para que as pessoas saibam quais são os limites nos relacionamentos e para que você seja respeitada. É fundamental para que você faça coisas que você gosta e não o contrário. É imprescindível para que você se posicione. E isto nem sempre é fácil.

Segundo a educação de cada um, dizer  não muitas vezes significa magoar ou chatear o outro, em fazer com que o outro tenha que lidar com o seu não. 

Se você tem um padrão comportamental que não sabe falar não, isto tem um impacto negativo em sua relação com a comida. Normalmente quem tem dificuldades em impor limites nas relações, tem também dificuldade em impor limite na própria alimentação.

As coisas que você engole, o que você não reclama e os nãos que você não diz geralmente você resolve comendo. E aí, vira um embolado de tudo. Frustração, decepção, chateação… e a comida acaba entrando como algo para amenizar o impacto.

Faça uma reflexão e pense quais são as situações do dia a dia que você precisa dizer não e não diz. Faça uma lista dessas situações e comece por aquilo que você achar mais fácil. Comece pelas pessoas que você sentir que está mais preparada para falar não, sem que você desmorone.  Algumas pessoas não conseguem falar não porque não sabe administrar a frustração do outro com você sempre dizendo sim.

Identifique as pessoas e as situações que precisam ouvir o seu não e avalie por onde começar. E comece a colocar em prática! Quando você começar a praticar vai começar a ganhar habilidade, até que isto se torne natural, sem te causar sofrimento.

Dizer não é uma forma de autorrespeito e amor próprio, é você se impor e não permitir que as pessoas ultrapassem seus limites e te magoe. Quando você passa a dizer não, você começa a se colocar em primeiro lugar!

 

Participe do Desafio EmagreSemente  de 21 dias!